quarta-feira, 26 de novembro de 2008


Dicas para uma liderança Positiva
  1. Atrair – Selecionar pessoas com conhecimento, habilidade e atitudes positivas é papel do líder, isso se este tiver valores fortes para passar à diante.
  2. Treinar – O treinamento do pessoal deve ser algo freqüente, tornando se hábito, sendo o líder o principal treinador através de exemplos e recursos variados, como vídeos, simulando situações, palestras e outros.
  3. Acompanhar – Cabe ao líder acompanhar, reforçar aquilo que vai bem e corrigir os liderados nos pontos que estão deixando a desejar.
  4. Reconhecer – O líder que reconhece os esforços do grupo promovendo e remunerando de forma adequada e justa e respeitando as políticas da empresa, possui maior chance de manter uma equipe coesa.
  5. Delegar – Essa é uma maneira de gerar confiança no grupo, através da delegação de tarefas e responsabilidades.
  6. Respeitar as diferenças – Um grupo possui habilidades e experiências diversas que vão complementar aquelas que o líder possui.

Essas são algumas dicas básicas necessárias para que um bom administrador seja também um ótimo líder e saiba como estimular, e manter um laço de confiança entre as equipes que está à frente, pois trabalhar em equipe nos dias atuais é mais que uma necessidade, e exige uma boa dose de confiança, transparência e compreensão.

Marcos Dyone de Oliveira Pinheiro

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