sábado, 29 de novembro de 2008



Mulheres em Posição de Liderança


As mulheres têm realizado grandes avanços para alcançar posições de gerência e supervisão nas organizações seja por métodos mais democráticos que são características das mulheres ou autocráticos demonstrados na maioria das vezes pelos homens. O estilo de liderança irá depender da circunstância organizacional em que se encontram.

São inúmeras as causa de sucessos profissionais alcançados por mulheres que assumem posições de liderança sem medo de errarem, pois acreditam que a capacidade de tomar decisões, coordenar pessoas, planejar e executar tarefas não depende do estereótipo do ser humano, mais sim de uma formação baseada na determinação, na ética e na eficiência com que é adquirida.
Ainda nos deparamos com o fenômeno do telhado de vidro que simboliza a dificuldade das mulheres em ultrapassar os níveis de gerencia mais baixa, impedindo-as de crescerem profissionalmente em ambientes que anteriormente eram dominados por homens. Mas sabemos que a importância tanto para os funcionários como para as organizações é que sejam encontrados formulas de garantir que as pessoas certas sejam colocadas em posição de liderança, sendo elas mulheres ou homens, pois não faz sentido valorizar mais uma competência do que outras. O melhor é somar.

As mulheres empresarias da atualidade possuem diversas competências, incluindo as habilidades para tomar decisões de forma independente e responsável, inovando sempre que necessário, possuindo também habilidades para gerenciar mudança de forma ética por meio de uma liderança eficaz.

Podemos perceber que em todos os cantos do planeta as mulheres possuem desejos de conversar, de contar e de ouvir. Essa vontade não envolve jogo de poder ou orgulho, são simplesmente mulheres que tiveram de desempenhar papeis múltiplos de profissional, mãe e esposa, mas permanecendo fieis a si mesmo.

Mariele de Fatima Martins da Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário