Plano de Negócios
Nano-empresa
É nas empresas “nano” ou, empresas de um homem só, que vemos os maiores erros de planejamento, erros primários, um desses erros, e o principal deles, é a ausência de um plano de negócios.
É inadmissível, que na era da globalização e da competitividade aberta uma empresa, por menor que seja, não tenha um plano básico de negócios e, não estamos falando em um plano “super elaborado”, com muitas planilhas e gráficos, e sim de um plano simples.
Para dar uma “mãozinha” para estes “nano-empresários” aí vai um breve checklist do que não pode faltar em seu plano, de forma bem simples e resumida:
- Diagnóstico da situação: Onde estou agora?
- Objetivo: Onde quero chegar?
- Estabelecimento de metas: Defina períodos onde possa parar e avaliar os resultados obtidos, só assim poderá ver se está na direção correta.
- Previsão de recursos: De que ordem de recursos (Financeiro, Humano, material e físico) precisará?
- Plano de contingência: Quais os fatores internos (Relacionamento entre parceiros, Relacionamento com colaboradores, Concorrência) e externos (Economia, Política, Tributação, Legislação), podem nos atingir? E se atingir qual será o “plano B”? Se precisar mudar de rumo, qual rumo tomarei?
- Flexibilidade: Devo insistir na mesma rota, ainda que perceba que o cenário em minha volta mudou? Ou devo readequar meu plano à nova realidade?
- Controle: O que devo controlar? Quais os indicadores de crescimento que devo medir? Qual ferramenta usará para medir?
- Compartilhamento de Informações: Com quem devo, de fato, compartilhar sobre meu projeto? Existe alguém que possa colaborar para meu crescimento?
Thiago de Castro Tataia Soares
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